Pessoas

Login
 
 
Ainda não tem conta?
 
Ofertas de Emprego
 
 
 
 
Filtrar por:
 
 
 

Como fazer com sucesso uma Mudança de Carreira?

Acabou há muito a época em que as pessoas ficavam toda a vida na mesma empresa. A maior parte das pessoas muda hoje várias vezes de emprego, e por vezes de carreira.

Enquanto os baby boomers, hoje com mais de cinquenta anos, valorizavam a estabilidade de emprego e privilegiavam a evolução orgânica da carreira, as novas gerações valorizam sobretudo as oportunidades de aprendizagem e a liberdade de gerir autonomamente a sua própria carreira num contexto de acelerada mudança que as novas tecnologias permitem acelerar.

Em qualquer dos casos sabemos que, a certa altura, todos sentimos a necessidade de mudar. Ou porque a situação atual deixou de ser desafiante ou porque aquilo que estamos a fazer se tornou aborrecido e pouco gratificante em termos de carreira ou de reconhecimento do empregador.

Nem sempre é fácil tomar esta decisão. Particularmente no caso das pessoas que fizeram extensos percursos numa dada carreira e que por razões ligadas à sua própria insatisfação ou por motivos exógenos ligados a processos de reestruturação se vêm confrontadas com o dilema de encetar uma nova carreira.

A descoberta de uma nova carreira é geralmente difícil. Enquanto nos casos em que a empresa proporciona um programa de outplacement o colaborador é apoiado por especialistas que o ajudam a definir um “novo projeto de vida”  em muitos casos o processo de decisão é inteiramente pessoal e gerador de angústias e frustração que podem ter pesados custos humanos.

Nestes casos os especialistas recomendam que comecemos por fazer um processo de reflexão pessoal que envolve fazer – idealmente por escrito – uma história de vida que reporte as funções e responsabilidades mais gratificantes e os resultados conseguidos, bem como as tarefas e responsabilidades em que se sentiu mais confortável e que melhor se ajustam à sua maneira de ser. Deve igualmente fazer uma avaliação honesta e corajosa daquilo que considera serem os seus pontos fracos e fortes. Para uma visão mais realista do seu “self” recorra a pessoas que o conhecem, que trabalharam consigo e que o podem ajudar a fazer um auto-retrato mais ajustado das suas competências e atitudes.

Definir uma nova carreira ou escolher um outro emprego depende, sobretudo, do seu auto conhecimento e do que considera serem os seus objetivos de sucesso!